.
ISO, NBR, entre outras, são normas de padronização, vamos ver uma por uma, mas a ideia principal é que essas normas juntem um conjunto de informações sobre um mesmo objetivo a fim de organizar e estabelecer um padrão a ser seguido, no caso cada norma pode variar de acordo com localização, área, serviço ou órgão competente. Vale lembrar que as NBRs são normas brasileiras correspondentes ao ISO que são normas internacionais.
A ISO ou International Organization for Standardization, em português Organização Internacional de Normalização, são as normas aceitas em vários lugares do mundo, e ela são as “mais importantes” pois seu critério de aprovação é mais rígido e objetivo, podemos citar as cinco principais:
- ISO 9000 – Foco em Gestão da Qualidade;
- ISO 9001 – Foco em Otimização de Processos;
- ISO 14001 – Foco em Gestão Ambiental Eficaz;
- ISO 45001 – Foco em Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho;
- ISO 27001 – Foco em Segurança da Informação.
A NBR ou Norma técnica BRasileira é uma entidade que serve e foi criada pela ABNT ou Associação Brasileira de Normas Técnicas. Ela define uma gama de normas e regras que são diversas empresas empregam, agindo sobre processos, documentações, procedimentos, etc, podemos citar as cinco principais:
- Normas Técnicas de Segurança;
- Normas Técnicas de Qualidade;
- Normas Técnicas de Construção Civil;
- Normas Técnicas de Acessibilidade;
- Normas Técnicas de Transporte de Cargas.
.
Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe a Mondragon nas Redes Sociais e fique de olho nas nossas novidades e equipamentos! Ah, não esquece de curtir o post e comentar bastante, até a próxima 👋 @gidumkt